sábado, 26 de março de 2011

Adicionando usuário no grupo sudo (Como habilitar o sudo)

Após a instalação da distribuição Debian, o usuário criado, por padrão, não possui privilégios de administrador. Ou seja, para efetuar alguma alteração que necessite de tais privilégios, deve-se alternar para o usuário root. No entanto, como alguns usuários do Ubuntu pode ter observado, é possível adquirir nível de administrador usando a palavra sudo imediatamente antes do comando. Por exemplo, sudo reboot (comando para reiniciar o sistema).
Para que isso também seja possível no Debian, ou até mesmo em um novo usuário no Ubuntu, é necessário que o usuário pertença ao grupo sudo. Mas antes, o programa de mesmo nome precisa estar instalado. E como fazer para saber se este programa está instalado?

user@host:~$ which sudo

Se estiver instalado, algo parecido com /usr/bin/sudo será exibido. Caso nada apareça, quer dizer que não está instalado. Mas como instalá-lo?

Alterne para root através do comando:

user@host:~$ su

Em seguida, forneça a senha do root.

Após, você poderá executar o comando para realizar a instalação:

root@host:/home/user# apt-get install sudo

Em seguida, é preciso inserir o usuário, que chamarei de user, ao grupo sudo:

root@host:/home/user# addgroup user sudo

Feito isso, reinicie o computador ou simplesmente reinicie a sessão para o usuário. E então, será possível realizar tarefas de administrador utilizando o sudo, conforme você aprendeu lá no Ubuntu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário