sexta-feira, 1 de abril de 2011

Adicionando um novo usuário via terminal

Quando um determinado computador é utilizado por mais de uma pessoa, é ideal optar pela criação de novos usuários, para que cada usuário tenha seus próprios arquivos pessoais e mantenha suas preferências, armazenadas em seu perfil. Então, vamos aprender como utilizar a linha de comando do GNU/Linux para inserir um novo usuário no sistema.

Após ter adicionado seu usuário ao grupo sudo, permitindo executar comandos com o sudo antecedendo o comando desejado, vamos aprender como adicionar um novo usuário no sistema.

Abra o terminal digite

user@host:~$ sudo adduser nome

substituindo "nome" pelo nome do novo usuário. Habitue-se a utilizar o comando man comando (por exemplo man adduser). Isso deve ajudá-lo a compreender melhor o funcionamento e a utilização de determinado comando.

Em seguida será solicitada uma senha UNIX. Forneça uma senha para o novo usuário. Após, confirme a senha. Você pode avançar sem definir uma senha, no entanto, o novo usuário só poderá ser acessado se for definida uma senha para ele. Em seguida, podem ser fornecidas mais informações sobre o novo usuário, como o nome completo, dentre outras. E por fim, irá perguntar se as informações estão corretas. Caso haja algum erro e queira alterar alguma informação, digite 'N' seguido de ENTER. Caso contrário, basta pressiona ENTER, pois 'Y' é a resposta padrão para esta pergunta (observe o Y em maiúsculo no terminal).

Após confirmado, o novo usuário terá sido criado e, por padrão, um sub-diretório de mesmo nome do usuário terá sido criado no diretório /home/. Execute o seguinte comando

user@host:~$ ls /home

para visualizar os diretórios que existem em /home/. Na verdade, o comando lista os arquivos visíveis de /home. E como no UNIX tudo é um arquivo, um diretório não deixa de ser também um.

Para alternar do seu usuário para o novo usuário, execute o comando

user@host:~$ su nome

Em seguida será solicitada a senha do usuário nome.

Para sair e retornar ao seu usuário digite o comando exite, ou simplesmente combine as teclas CTRL+D.

Esta é mais uma dica pra você que está iniciando no mundo GNU/Linux. Neste blog procuro repassar meus conhecimentos adquiridos de forma didática. Caso surja alguma dúvida ou queira comentar este artigo, deixe um comentário que procurarei responder o mais breve possível.

Obrigado pela atenção.

Um comentário:

  1. Valeu, não lembrava mais do comando. Atualizei minha beagleBoardBlack ... ficou top

    ResponderExcluir